terça-feira, 4 de abril de 2023

Projeto Tranquilo Bh e SP


 É com este slogan - Ouvidos atentos, corações abertos - que o músico mineiro Thales apresenta seu projeto Tranquilobh e, agora também, TranquiloSP para o mundo. Criado há bem pouco tempo, de forma despretensiosa, mas com um objetivo firme, no quintal da casa onde ele morava, em Belo Horizonte, MG, a ideia do projeto era abrir espaço para que ele próprio e amigos músicos pudessem apresentar suas canções.  Como é bem sabido, o músico independente, e ainda não tão conhecido, tem muitas dificuldades para divulgar seu trabalho e a cena das casas noturnas não é nada amigável para esse tipo de artista.

Com um público a princípio pequeno e que foi crescendo aos poucos, os encontros musicais na casa de Thales ficaram conhecidos pelo boca-a-boca e logo a vizinhança começou a não curtir aquela movimentação toda. E, de forma natural, novos espaços foram procurados para que a cantoria fluísse tranquila e sem incomodar ninguém.

E, em quê o Tranquilo se difere de outros projetos musicais? Em muitos aspectos. O primeiro deles é que o lugar onde o evento vai rolar é secreto. O público só sabe na véspera e apenas se interagir nas redes sociais deles. Os artistas que vão se apresentar também só são revelados no dia. Se paga um ingressos fixo para entrar? Não! Há um valor mínimo sugerido como contribuição para os artistas, e o público paga esse valor ou maior, se puder. Tem bebidas e comidinhas? Sim! E com o outro diferencial que o Tranquilo inaugurou: a confiança nas pessoas. Não tem vendedores te cobrando antes. Você pega o que vai consumir e paga através do pix que está disponibilizado onde você retira a mercadoria. É toda uma filosofia de vida e comportamento que aposta no bom caráter de quem gosta de música boa e frequenta o espaço. Corações abertos e honestos. Essa é a ideia.

Outro grande diferencial do Tranquilo é o silêncio pedido, e normalmente atendido, durante as apresentações. Em formato acústico, o que se deseja é que todos ouçam as letras. Prestem atenção no trabalho do artista. Nada daquele clima de bar em que as pessoas falam alto, riem e o pobre do artista canta pra ninguém. Música de fundo, só pra dizer que tem não é a vibe do Tranquilo. Como seu criador também define é um rolé(com acento agudo em Bh) ou rolê (com acento circunflexo em SP) de descobertas. O público vai para conhecer novos trabalhos. Normalmente são três artistas por edição. E, claro, com o crescimento do projeto, artistas mais conhecidos estão aderindo e alguns bem famosos já se apresentaram no Tranquilo.

Outro detalhe que torna o Tranquilo único é o encerramento da noite. Ela sempre se fecha com o "Olho no olho". Algum artista presente na plateia que queira se apresentar, é bem-vinde e dedica sua canção para alguém presente, que fica sentade em frente ao artista, enquanto ele canta. Pertinho, olho no olho. Incrível, né?

Tenho certeza que depois de tudo isso que relatei aqui, a curiosidade bateu. Tá interessade em ver isso de perto? Então, separe sua canga, almofada ou sente no chão mesmo e se programe. O TranquiloSP acontece em algum espaço da cidade, às segundas feiras, a partir das 19h e, em Belo Horizonte, às terças feiras, mesmo horário. Pra saber onde e quem vai se apresentar, tem que seguir @tranquilobh e @tranquilosaopaulo.

Sejam todes (os de bom caráter, por favor) bem-vindes a esse inovador jeito de promover a música independente no Brasil. Vida longa e muito sucesso ao Tranquilo. Que em breve a sigla de outros estados seja acrescentada. Quem ama a música brasileira de verdade agradece.

Nenhum comentário: