sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Coral - Os Loucos Anos XX

 

Eu não tenho dúvida alguma que Coral, cantora, compositora e instrumentista trans não binária e proveniente da cidade de Jequié, BA é uma das artistas mais criativas e talentosas da MPB de todos os tempos.

Fazendo jus à terra onde nasceu, berço de artistas geniais como Wally Salomão e Zéu Britto, Coral é dona de uma verve poética única que usa com maestria ao compor canções nos mais diversos ritmos. Coral é daquelas compositoras que não para de criar e são muitas(e excelentes) suas músicas, a maioria delas ainda inéditas.

Vivendo e construindo sua carreira artística em Belo Horizonte, pra onde se mudou pouco antes da pandemia, Coral já é um nome importante da música independente feita na capital mineira e participa ativamente da cena musical da cidade, além de já ter se apresentado em outras capitais como Salvador e São Paulo.

O mais recente trabalho de Coral se chama OS LOUCOS ANOS XX e foi lançado com o apoio da Casa Natura Musical, edital com o qual a artista foi contemplada em 2020. Trata-se de um EP visual que tem 6 gravações e quatro video clips. O projeto foi concebido por Coral em parceria com suas duas produtoras Isadora Mayrink e Camila Mello. Produção musical de Thiago Braga e filmagens de Thiago Nascimento. Além de uma grande equipe de colaboradores e figurantes nos vídeos.

Foi lançado ontem, 22/9/22 o último clipe do projeto - Natal - fechando assim o EP visual que começou a chegar às redes no dia 11 de agosto com a faixa ANUNCIAÇÃO que apresentava o que estava por vir.

Usando de toda a sua sensibilidade, Coral fez um paralelo entre os acontecimentos históricos dos anos 20 do século passado e tudo que estamos vivenciando agora. Observando a História que parece se repetir de forma cíclica, a artista criou, com sua equipe, toda uma estética que remete a um sertão nordestino no futuro. Foram usadas alegorias características da região, como a cabra, animal presente na maioria das casas do interior brasileiro, assim como referências ao cangaço. Tudo adaptado à vivência não binária da artista e a um futuro onde a mulher e as pessoas trans sejam protagonistas e donas de seus destinos. O resultado é magnífico, com Coral provando que além de suas preciosas qualidades musicais também possui talento para as artes cênicas.

Recomendo demais que quem ainda não conhece o trabalho de Coral que siga a artista em suas redes sociais (@aocoral) e, principalmente, que compareça a algum show de Coral. A presença de palco da artista é impactante, assim como sua simpatia. Um talento genuíno e raro. Daqueles que tem tudo pra marcar presença forte na cena cultural do Brasil. Alguém que nasceu para brilhar nos palcos do mundo e honrar a MPB com seu talento. Guardem bem esse nome: CORAL.

EP VISUAL OS LOUCOS ANOS XX

Disponível nas plataformas digitais e no You Tube no canal @aocoral

-Anunciação

-O fim do mundo

-O jogador e a cartomante

-Manifesto

-Rainha de paus

-Natal



Nenhum comentário: