quarta-feira, 17 de agosto de 2022

1979 - O livro

 



Quando, lá no final de 2019, recebi do jornalista Célio Albuquerque o convite para participar do time que estaria em seu novo projeto, ainda em gestação, confesso que tremi. Uma coisa é escrever, despretensiosamente, nos seus próprios blogs, feed das redes sociais e tal e outra bem diferente é ter um texto em um livro. Livro é pra sempre. Tem número de identidade(ISBN) e, provavelmente, vai para a Bibioteca do Congresso Americano, já que funcionários deles compram publicações no mundo inteiro para o maior acervo de livros do planeta. Isso sem falar que eu estaria ao lado de gente tarimbada na escrita musical e artistas que também foram convidados para o projeto. Me senti uma formiguinha olhando para os elefantes à minha volta. Será que daria conta? Célio achou que sim, e lá fui eu, com a cara e a coragem, mergulhar nesse universo que tanto me encanta: a música brasileira, suas histórias e seus personagens fascinantes.

1979 - O ano que ressignificou a MPB começava a nascer. Era preciso preparar todo o terreno para que ele viesse ao mundo e Célio Albuquerque, organizador e pai da ideia se uniu à experiência da jornalista e escritora Chris Fuscaldo, da Garota FM Books que apesar de muito jovem, já tem uma boa bagagem no ramo das publicações sobre música. A parceria deu liga e após uma campanha de financiamento coletivo emocionante, onde nós, os participantes, vibrávamos a cada aumento no número dos que apostavam no projeto, chegamos ao valor necessário para que a publicação acontecesse.

E agora o livro chegou às minhas mãos e está chegando para todos que apostaram nele. Foi emocionante ver meu nome ali, entre tantos artistas que admiro e que escrevem sobre os discos de colegas. E os jornalistas que leio e acompanho o trabalho. Só agradecimentos ao Célio e à Chris que acreditaram que eu podia estar ali. À Amelinha, minha artista querida, sobre cujo disco "Frevo Mulher" eu escrevi.

Convido todes a conhecerem o livro. É um trabalho importante de registro/análise da centena de discos lançados no emblemático ano de 1979. Em setembro ele chega às livrarias. Que alegria!

Nenhum comentário: