segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Ceumar: na espiral da delicadeza

Em uma época em que a bizarrice, os absurdos, a violência, a mentira e a canalhice preenchem nosso triste cotidiano, eu me senti transportada para outro planeta, ontem, no Sesc Pinheiros.

Conhecendo a artista como conheço, e já tendo ouvido o cd novo, eu tinha uma ideia do que ia ver/ouvir, mas tudo foi muito mais lindo e impactante do que eu esperava.
Estou falando da estreia do show de lançamento do novo cd de Ceumar, Espiral, que aconteceu nesse final de semana em São Paulo.


Em um meio onde muitas vezes os egos suplantam a amizade e a colaboração acontece apenas por interesse, Ceumar é uma exceção à triste regra. Extremamente delicada, amorosa e reconhecida a quem faz parte de sua trajetória musical, a artista presta, neste show, uma grande homenagem aos que estiveram ao seu lado no primeiro trabalho, o cd Dindinha, lançado há 20 anos. Ceumar convidou Zeca Baleiro para participar do segundo show de lançamento de Espiral, e ao contrário do que normalmente acontece quando um artista convida um colega para cantar em seu show, depois de fazer um número juntos, Ceumar deixa o palco apenas para Baleiro, que cantou uma canção sozinho.  Um momento de pura delicadeza de Ceumar, em tempos tão áridos e raros dessa qualidade que não falta a essa mineira linda. Ela também nào esqueceu de citar Chico César e Tata Fernandes, que fez a direção artística de seu primeito trabalho, nos anos 90.


Espiral é um projeto que Ceumar desenvolveu com o também mineiro, o compositor e cantor César Lacerda e que teve o toque de Fábio Pinczowski, responsável pela produção musical. O show de estreia reservou momentos de muita beleza como o cenário maravilhoso e a participação da Orquestra Jovem Tom Jobim, além do talento de Fabinho Sá e Jota Erre na bateria. Outra característica muito marcante do novo trabalho de Ceumar é sua presença como compositora em vários momentos do disco.  O sal dos seus olhos, canção deliciosa, é só dela, mas há parcerias com o talentoso pernambucano Juliano Holanda, a galega  maravilhosa Uxia, com César Lacerda e o poeta e escritor Lauro Henriques Jr. Outra faixa a se destacar é Looking for a place de autoria de Tiê Coelho, filho da artista.

Espiral está uma lindeza só. O projeto gráfico do cd está muito bem feito e o show é daqueles que todos os nossos sentidos agradecem.  Ceumar não podia comemorar seus 20 anos de carreira de melhor forma. Quem não assistiu a estreia, que fique atento para novos shows. Vale muito a pena embarcar com Ceumar e seus parceiros nessa espiral que nos transporta para um lugar onde realmente a gente gosta e precisa estar.

Nenhum comentário: