quinta-feira, 21 de maio de 2015

Duda Brack - CD "É"

Sempre interessada  em conhecer o que se faz de novo na música brasileira, há quase 1 ano atrás, mais precisamente em junho de 2014,  compareci ao Sarau que aconteceu no espaço Audio Rebel, em Botafogo.   Já bem conhecido dos cariocas, por ser um local onde a música alternativa e de qualidade é sempre bem-vinda, naquela noite quem fazia as honras da casa era João Guarizo que convidava vários  amigos.

Foram muitas novidades para mim, mas uma delas  me marcou bastante.  Quando a moça de aparência frágil subiu ao palco, tímida,  eu não tinha ideia do que ouviria a seguir. Bastou ela emitir as primeiras notas para eu ter certeza que ali estava um grande talento.  Sim, era Duda Brack.   Daquelas que quando sobe ao palco se transforma.  Mesmo tendo  estatura média, se agiganta e vira um verdadeiro furacão  que a todos arrasta. Me impressionei com a voz e a força da interpretação da moça e guardei bem o nome.


Voltei a vê-la , pouco tempo depois,  em participação no show de lançamento do CD de Caio Prado em Ipanema, e logo quis saber se ela já tinha CD.  Me disse que ainda não, que estava trabalhando nisso e que em breve seu primeiro trabalho seria disponibilizado.

E agora aí está “ É” , primeiro registro em CD dessa jovem e forte intérprete que chega com tudo,  mostrando que o Rio Grande do Sul realmente produz   frutos muito maduros e saborosos para a MPB.

Quando se tem talento, não é preciso muita parafernália para se fazer boa música.  Uma guitarra, um baixo e bateria tão conta do recado e é essa base que  Duda usou em seu trabalho.   Com 8 canções,  de autores que vão dos seus contemporâneos como Caio Prado, Thais Feijão, Paulo Novaes e Dani Black a compositores de outra geração como  o excelente Celso Viáfora, “É” revela uma cantora segura, que sabe usar sua  voz possante de forma perfeita.  Outro compositor bem interessante que Duda gravou foi Élio Camalle, artista radicado na França e pouco conhecido aqui no Brasil, mas  com um  trabalho incrível que vale a pena ser descoberto.

Por enquanto  “É” ainda está apenas em edição virtual e pode ser baixado no site oficial de Duda, mas em breve teremos o CD físico. A tournée de lançamento do disco já começa agora em junho e terá sua estreia em Porto Alegre, no  emblemático Bar Ocidente,  onde tantos outros talentos gaúchos já se apresentaram.

Na semana passada, tive a grata surpresa de ver Duda Brack como convidada do show de Filipe Catto no palco do aconchegante Tom Jazz, em SP.  Foi um encontro lindo.   O contraste entre os tons de voz dos dois artistas ficou especial.  Houve uma “liga” imediata.  Ambos muito jovens, talentosos demais, gaúchos e viscerais em seu jeito de interpretar.  Podia ser melhor e mais perfeito?  Acho que só mesmo no dia em que os dois dividirem o palco em um show completo.  Espero ver isso breve! Atenção SESC SP: pode convidar que será sucesso!



CD “ É” – Duda Brack -  Independente – 2015

Produção de  Bruno Giorgi – Participação de Dani Black -  Gabriel Barbosa (bateria), Gabriel Ventura (guitarra), Yuri Pimentel (baixo). Capa de Flora Borsi.

1-     Eu sou o ar (César Lacerda)
2-     Vaza (Thais Feijão)
3-     Lata de tinta (Paulo Monarco/Élio Camalle)
4-     Dez dias (Dani Black)
5-     Venha (Paulo Monarco/Celso Viáfora)
6-     Te ver chegar (Paulo Novaes)
7-     Cadafalso (Carlos Posada)
8-     A casa não cairá (Caio Prado)

Site para baixar “É”: http://www.dudabrack.com

Show em Porto Alegre: 04/06/15 – Bar Ocidente

2 comentários:

Juliana Britto disse...

Do Sul para o mundo! Amei os vídeos! Duda arrasa!

Nhô Danilo disse...

Duda Black é mais uma dentre tantas outras cantoras novatas.A grande e agradabilíssima novidade é o seu repertório. A mim me cansa deparar-me com novas cantoras quase sempre de timbres vocais muito assemelhados "cantando" Caetano, Chico, Jobim, etc., com interpretações muito aquém daquelas que originalmente proporcionaram o sucesso das músicas dos famosos. Duda Black, ao contrário, nos apresenta novas composições de novos compositores, com elegância e charme de diva. Ela está de parabéns por investir na novidade e não na mesmice. Creio que ela veio para ficar.