segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Livro " 1973 - O ano que reinventou a MPB"

Para qualquer pessoa que goste de música, um livro que fale sobre um determinado disco ou a biografia de algum cantor/cantora já é uma festa.  Imaginem então um livro que faz a resenha de nada menos que 50 Lps...  Um verdadeiro banquete!

Célio Albuquerque e Marcelo Fróes tiveram essa ideia incrível e convidaram vários jornalistas, músicos e pessoas especializadas  na pesquisa musical para falar sobre discos fundamentais nas carreiras de grandes artistas brasileiros.  O fato em comum é que todos foram lançados no ano de 1973.

Esse ano foi um marco na história da MPB.  Ícones de nossa música lançaram seus primeiros trabalhos em 73.  Fagner, Secos e Molhados, Gonzaguinha, Novos Baianos e Sérgio Sampaio são alguns deles.

São 431 páginas de muita pesquisa e análise dos discos selecionados por nomes como Regina Zappa, Ricardo Schott, Juca Filho, Rildo Hora, Marcos Suzano, Sérgio Natureza, Luiz Antonio Mello, Mona Gadelha, Silvio Atanes, Tavito, José Teles.

Um projeto grandioso e que atinge totalmente seu objetivo.  Lançamento fundamental para quem gosta de nossa música.  Recomendo que garantam logo seu exemplar, pois esse livro será uma raridade em um futuro próximo.

Lançado aqui no Rio de  Janeiro na semana passada, o livro terá sua noite paulistana no próximo dia 4 de fevereiro, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Av. Paulista e terá a presença de vários dos muitos autores.


Nenhum comentário: