sábado, 1 de fevereiro de 2014

Rio Maracatu

A primeira vez que ouvi falar em Maracatu, foi lá nos anos 70, quando ouvi a canção "Pavão Mysteriozo" do grande Ednardo.  Me recordo que a batida das alfaias, logo no início da música, me cativou de um jeito que nunca me esqueci.  Já mais recente, no início dos anos 2000, passei a ir com frequência à Fortaleza e lá conheci pessoas que eu já admirava como Pingo de Fortaleza e Calé Alencar, ambos ligados diretamente a grupos de Maracatu - O Solar e o Nação Fortaleza.

Ainda não tive a oportunidade de passar um Carnaval em Fortaleza, muito menos em Recife, então quando estava no Rio, na semana passada, resolvi não perder a oportunidade de conhecer um pouco mais e de pertinho o Maracatu, pelo menos o feito aqui no Rio de Janeiro.  Como tenho uma amiga querida que é percussionista do Rio Maracatu, a Hilda Borges, aproveitei a chance e fui com ela à abertura oficial do carnaval no Rio, feita pelo grupo.  Tratamento mais VIP seria impossível.  Recebi a pulserinha que dá acesso aos camarins na Fundição Progresso e lá fui eu sentir ao vivo a batida que pulsa ao ritmo do coração.

Já na entrada da Fundição, pude assistir um pouco do ensaio do Bloco do Sargento Pimenta, outra atração muito interessante do Carnaval carioca.  Chegando ao camarim do Rio Maracatu, pude conversar com alguns dos fundadores do grupo, que já existe há 16 anos!

Thiago Magalhães, Adriano  Sampaio, Bruno Abreu, Francisco Rocha e Leo Araripe são alguns dos responsáveis por trazer esse ritmo tão contagiante para o Rio.  Praticamente todo ano são realizadas oficinas e intercâmbio na Europa, o que justifica a presença de pessoas de outros países no grupo.  É normal que os europeus se encantem com a nossa música e queiram participar de um grupo como esse.

Pelo menos uma vez por mês o Rio Maracatu se apresenta em algum lugar, mas é no Carnaval carioca que eles se destacam.  O desfile do grupo esse ano será na terça feira de Carnaval, em Ipanema.
Mas voltando à minha experiência na Fundição Progresso, conversei com a simpática vocalista do grupo, Mariana Mello, mãe da linda Lua Clara, que em breve deve também participar do Rio Maracatu, que conta com integrantes de todas as faixas de idade.
A apresentação começou com o que eles chamam de "arrastão"  quando se posicionam na Praça dos Arcos, em frente à Fundição e vão convocando o povo para assistir ao desfile.  Tive a sorte de ver tudo de perto e aproveitar cada momento.  Depois o grupo se dirige no palco e faz o show propriamente dito, com músicas de autoria dos componentes (eles já tem CD gravado!) e outras canções que tem a ver com o Maracatu e a Ciranda.
No grupo dos dançarinos, me impressionou bastante a energia e o talento de um deles, Tyaro Maia.  Menino lindo e incansável, não parava um minuto  e deu um show à parte.  Soube depois que ele também canta e tem uma banda.
 Foi uma experiência incrível ter conhecido o Rio Maracatu e espero ter a chance de estar em outras apresentações do grupo.  Agradeço à Hilda Borges por ter me dado a oportunidade de passar uma tarde/noite maravilhosa, embalada pela batida única e contagiante desse ritmo tão brasileiro.
Site do grupo: http://www.riomaracatu.com


http://www.youtube.com/watch?v=P1XcNo4pnic&list=UU29qgF0LMnRt9NhWg47NjCw&feature=share

Nenhum comentário: