domingo, 6 de outubro de 2013

CD Clarice - Simone Guimarães


Desde o lançamento do CD " Cirandeiro", em 1997, que acompanho o trabalho de Simone Guimarães. Cantora, compositora e instrumentista das mais expressivas de nossa música, ela foi considerada por Milton Nascimento como uma das melhores cantoras de sua geração e já fez participação especial em disco dele.

O mais recente trabalho de Simone é o CD "Clarice" em que ela declara sua admiração pela escritora Clarice Lispector, inspiração para o título.

Atualmente morando em Brasília, Simone escolheu para a direção musical e para os arranjos de orquestra de cordas e sopros Ocelo Mendonça, excelente músico cearense que vive há tempos na Capital Federal.  Aliás, Simone tem uma ligação forte com a música cearense, já que Fagner participou do lançamento de seu disco em 1997, em show no Teatro Rival e ela também lançou um CD só com músicas de Isaac Cândido, outro cearense e grande amigo da artista.  Mas voltando ao "Clarice": o disco não tem somente canções de Simone, traz sua versão para "Vera Cruz", de Milton e Márcio Borges, além de composições de outros artistas e parcerias suas.

Os convidados e músicos presentes no disco são outro espetáculo à parte.  Como já mencionei, estão lá o excelente Ocelo Mendonça, Leandro Braga, André Mehmari, Danilo Caymmi, Miucha, João Gaspar, o excelente cantor Leonel Laterza, Tiago Penna da Costa, Ana de Holanda, Novelli e Paulo Jobim . Uma verdadeira seleção musical.

Clarice é de uma delicadeza e suavidade mais do que necessárias e urgentes nos tempos conturbados em que vivemos.  É o tipo de disco que se tem que colocar no player e se deixar levar para lugares de sonho e encantamento, onde a poesia domina.  Arranjos e canções primorosas que só comprovam o talento e a sensibilidade dessa artista tão especial.  Tive a sensação da presença de Tom Jobim em todo o disco.

CD CLARICE - SIMONE GUIMARÃES - CAFÉ COM PUPUNHA - CP 0001 - 2013

1-Clarice (S. Guimarães)
2-Como a vida (S. Guimarães/Miúcha)
3-Passarinhada (Carla Capalbo)
4-Estrela do mar (S. Guimarães/Carlos Di Jaguarão)
5-Vera cruz (Milton Nascimento/Márcio Borges)
6-Raio de luar (Bena Lobo/Bia Paes Leme/Dudu Falcão)
7-Sem mais tristezas (S. Guimarães/Camila Inês)
8-Gira girassol (S. Guimarães)
9-Muito diferente (Guilherme Arantes)
10-Beija flor colibri (Novelli/Ana de holanda
11-Janaína, meu canto de guerra (Novelli/S. Guimarães)
12-Rastros no asfalto (Gonzaga da Silva)
13-Anseios de sereia (S. Guimarães/Carlos di Jaguarão)
14-Vi (S. Guimarães)


Nenhum comentário: