sexta-feira, 12 de abril de 2024

Almério - Nesse exato momento


Eu me lembro nitidamente quando foi a primeira vez que vi e ouvi o pernambucano Almério.
 O edital da Casa Natura Musical, para o ano de 2016 foi o primeiro (e acho que o único) a permitir uma votação popular onde alguns artistas eram apresentados ao público, por meio de de um video clipe, uma pequena bio e a gente podia escolher nosso preferido e votar. Eu assisti aos artistas sugeridos e quando vi o trabalho de Almério, tinha certeza que ele seria o artista em quem eu votaria. Fiquei muito entusiasmada quando vi que ele tinha sido o vencedor e, graças a isso. o CD Desempena foi gravado.
Em 2017 eu já tive a chance de assistir ao primeiro show de Almério e fiquei impressionada com a sonoridade, aqueles pífanos maravilhosos, a percussão, e, lógico, a performance do artista. Um figurino lindo, uma presença de palco espetacular e naquele momento ele me conquistou.
Essa, acima, é a primeira foto de Almério que tirei. Muitas vieram em seguida. Assisti a vários shows do Desempena, participação de Almério em Virada Cultural e o trabalho que ele fez em seguida, o disco Acaso Casa, com Marienne de Castro tinha tudo para render uma bela temporada de shows, mas aí nós vivemos a pior tragédia mundial dos tempos modernos, a pandemia, que nos prendeu em casa e limitou, absurdamente, o trabalho cultural.

A foto acima é do show Desempena. Almério e na guitarra Juliano Holanda

A solução perfeita que se desenvolveu no período mais difícil para a cultura foi fazer lives e, felizmente Almério também fazia as suas e eu lá, sempre acompanhando e curtindo o trabalho dele.

Em uma live que Almério estava super descontraído e brincando muito. Eu curti demais.

Ainda durante a pandemia, em 2021, Almério recebeu um convite para gravar um disco em homenagem a Cazuza e nasceu o projeto Tudo é amor. Naquele momento já era possível se fazer shows e lá estava eu, mais uma vez, conferindo o novo trabalho. O artista deu sua versão bem pessoal às canções de Cazuza e o resultado foi mais um belo trabalho visual e artístico impecável.

O projeto que viria a seguir, e que ainda está rodando o país e, em breve, vai para o exterior é o da vitoriosa tour com Martins, seu conterrâneo. O disco Almério e Martins ao vivo é um show muito especial que destaca o talento individual dos artistas, mas ressalta também a riqueza da união de dois grandes cantores e compositores. Eu assisti a várias edições do show, tanto em SP como no Rio de Janeiro e também em Recife.

Hoje, 12 de abril de 2024 Almério lançou seu novo trabalho, com canções inéditas que se chama Nesse exato momento. Eu considero esse disco o momento mais sublime e maduro da carreira dele. Não que ele tenha chegado ao auge, ainda tem muita coisa para mostrar e criar, mas o que se percebe neste disco é um artista que sabe o que quer, aonde pretende chegar e que se cerca dos melhores profissionais, músicos e técnicos.
Nesse exato momento tem participações pra lá de especiais como Maria Bethânia - a maior cantora do país - na faixa Quero você, que também entrou em trilha de novela e outros grandes pares do artista como Zé Manoel, Zélia Duncan, Mariana Aydar, Juliana Linhares, Chico Chico e o mestre/mago Juliano Holanda que divide os vocais com Almério na canção que fecha o disco.

Nesse exato momento é delicioso de se ouvir. O trabalho abre com as bençãos de Exu e em seguida passeia por amores não correspondidos e outros plenos com direito a suspiros e beijos maravilhosos. Um disco atual, com uma sonoridade contagiante e a voz especial de Almério. Sou muito fã e gostei demais do disco inteiro. Agora é aguardar a estreia do show, em maio, no Recife e torcer para que ele venha logo para outras cidades para que mais e mais pessoas possam curtir esse momento tão especial  desse grande artista que me encantou desde o primeiro momento e, mais ainda, quando soube de sua história de vida e luta por sua carreira.

Que bom que Almério chegou até nós Nesse exato momento e com toda certeza, quem é de amor há de vencer. Ele já venceu.

Fotos de Klaudia Alvarez




 


 

Nenhum comentário: