terça-feira, 28 de outubro de 2014

Sarau Saga - 5 Anos - 25/10/14

“Um sarau (do latim sera nus, através do galego serão) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente.

Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação.

Hoje em dia, o termo virou uma denominação geral de encontros lítera-artísticos, que podem acontecer também durante a noite, ou em qualquer horário, em lugares fechados ou abertos, com diversas manifestações culturais, inclusive com instrumentos eletro-eletrônicos e equipamentos digitais, mantendo sempre a característica de confraternização.”


Confraternização talvez seja mesmo a melhor palavra para definir o que aconteceu na manhã do dia 25 de outubro, no espaço acolhedor “Flores na Varanda”, localizado na Vila Romana, em São Paulo.  Concebido e organizado de forma impecável pelo Conselho  do Grupo Adoração (Grupo fechado da Internet, formado por admiradores de Filipe Catto), o Sarau Saga – 5 anos – celebrou não apenas a data redonda do lançamento virtual do primeiro trabalho de Filipe, mas também foi um brinde à amizade e ao sentimento  especial que une os admiradores do artista.


Dividido em blocos,  que alternavam a execução acústica de canções, com a leitura de poemas e textos selecionados de livros, o Sarau Saga   teve o seu roteiro baseado em poetas que tivessem  algum tipo de conexão com a obra de Filipe.  Que falassem de temas comuns ao seu trabalho e até mesmo de poetas que  ele admira. 


Outro  diferencial é que o projeto foi acompanhado de perto pelo próprio artista que deu o seu aval para a realização. Não só fãs da capital paulista estiveram no evento, mas também pessoas vindas de vários lugares como Caruaru (PE), Araraquara (SP) e Rio de Janeiro puderam desfrutar de momentos de muita arte, alegria e emoção.


Além de escritores e poetas consagrados, o Sarau teve também  as homenagens  dos fãs de Filipe, através de textos escritos para ele.

Em uma realização conjunta do Grupo Adoração e do Fã Clube Fôlego, o projeto foi totalmente vitorioso e provou que basta unir a competência com a boa vontade e a paciência para se concretizar uma linda ideia, surgida depois de uma postagem em outro grupo fechado onde se discute a obra/carreira de Filipe Catto.


Pessoalmente, agradeço e parabenizo as organizadoras do evento que foi emocionante e tornou muito especial a manhã daquele sábado. Foi um privilégio estar lá e poder fazer parte daquele momento.
Espero que outros eventos semelhantes aconteçam, sempre visando a celebração e a amizade em torno desse artista singular que é Filipe Catto.






Mais vídeos do evento no meu Canal do You Tube!

Nenhum comentário: