terça-feira, 28 de agosto de 2007

Balaio do Sampaio


Trechos de Matéria de Alfredo Herkenhoff no “Jornal do Brasil” de 19/12/96:

“Morreu há dois anos, mas parecia morto mesmo antes. Nenhum disco em catálogo, nenhum espaço na mídia. De repente estava lá no letreiro do Hipódromo Up: “Balaio do Sampaio”. O que se viu na semana passada não foi um simples show. Foi a primeira celebração a um grande compositor popular. Sérgio Sampaio, morto aos 47 anos, de pancreatite causada por álcool, lotou a casa, deixando gente do lado de fora e gente dentro emocionada com o seu legado.
O ressurgimento se deve ao compositor Sérgio Natureza e ao violonista e guitarrista Renato Piau que, nos moldes do Baú do Raul, lançaram o Balaio do Sampaio para botar o bloco na rua. Sampaio, que viveu e morreu de música, quando roubavam-lhe uma idéia, não pensava em plágio. Preferia elogiar: “Fulano é muito criativo”. Como bebia muito e muitas vezes tinha atitudes inconvenientes, ficou marcado como mais um maldito. Eduardo Dusek abriu o espetáculo cantando “Bode” (Eu não quero esse bode/esse bode é igual/aquele carnaval que eu passei sem você). Maestros, atrizes, poetas e cantores novos, muita gente subiu ao palco e brilhou no espetáculo com script bem pensado por Sérgio Natureza. Foi apoteótica a forma como Alceu Valença encerrou a noite cantando “Meu bloco na rua”. Na definição de Piau, Sampaio é o cantor mais impopular do Brasil. Que importa se Chico César o vem citando como uma de suas referências ? Se Bethânia, Zizi Possi, Elba Ramalho, Erasmo Carlos, Melodia e outros o gravaram ? Se Roberto Moura e Tárik de Souza gostam ? Se Fidel Castro...? Não existe nada de Sampaio nas lojas.”

BALAIO DO SAMPAIO - Vários

1-Eu quero é botar meu bloco na rua (Sérgio Sampaio) - voz : Sérgio Sampaio
2-Em nome de Deus (Sérgio Sampaio) - voz: Chico César
3-Feminino coração de Deus (Sérgio Sampaio) - voz: Erasmo Carlos
4-Rosa púrpura de cubatão (Sérgio Sampaio) - voz: João Bosco
5-Tem que acontecer (Sérgio Sampaio) - voz: Zeca Baleiro
6-Meu pobre blues (Sérgio Sampaio) - voz: Zizi Possi
7-Pavio do destino (Sérgio Sampaio) - voz: Lenine
8-Até outro dia (Sérgio Sampaio) - voz: João Nogueira
9-Velho bode (Sérgio Sampaio) - voz: Eduardo Dusek
10-Que loucura (Sérgio Sampaio) - voz: Renato Piau
11-Velho bandido (Sérgio Sampaio) - voz: Jards Macalé
12-Cala a boca Zé Bedeu (Maestro Raul Sampaio) - voz: Luiz Melodia
13-Eu quero é botar meu bloco na rua (Forró/Frevo) (Sérgio Sampaio) - voz: Elba Ramalho

Continuação da matéria de Alfredo Herkenhoff:

"Pouco antes de morrer, Sampaio gravou 14 músicas inéditas no estúdio profissional de Felipe Cavalieri (leia-se Egberto Gismonti), em Salvador. A fita-demo pode virar CD."

3 comentários:

Anônimo disse...

sou primo de sergio sampaio por nilton moraes

Anônimo disse...

com meu primo sergio sampaio a musuca moro em itapeba maricá e cantei a musica rita em cachoeiro do itapemirim meu tel.26340162

Anônimo disse...

maestro perycles de moraes tio de sergio sampaio dos fuzileiros navais em 1950