terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Wanderléa - Foi Assim - Autobiografia



"Todos nós somos pura energia condensada e podemos usá-la para o bem, gerando camadas de leveza, harmonia, alegria e confiança ao nosso redor... Penso que o nosso poder vai além de nossa intelectualidade e movimentos. A humanidade precisa se preparar para perceber suas autênticas potencialidades, materializando coisas melhores.Somos uma máquina fantástica conectada por um comando energético maior de sabedoria na luz. Temos que emanar boas vibrações."
(Wanderléa - Foi Assim - Pág. 331)


Quem me conhece sabe como eu amo ler, em especial biografias e autobiografias.  Adoro conhecer as histórias por trás das personas que vemos no mundo das artes. Quando criança, eu tinha uma visão bem louca dos artistas. Achava que eles eram pessoas diferentes do resto de nós. Imaginava uma classe meio que divina, que vivia em um mundo à parte e que nunca ia ao banheiro, por exemplo. Para mim, as pessoas que eu enxergava sob as luzes do palco e revestidas com aquele glamour não precisavam fazer o que fazíamos!  Viviam apenas para nos encantar e nada mais.

Hoje terminei de ler a autobiografia de Wanderléa. Ela tem apenas mais 10 anos que eu, mas quando eu tinha quase 10 de idade e a assistia no programa Jovem Guarda, eu era apenas uma menina e ela a chamada "Rainha da Juventude", já cantava na TV e estava ao lado dos meus ídolos da época. Hoje, somos duas mulheres carregadas de história em suas vidas e a diferença de idade não existe quando o tempo passa. E que história de vida!  Um livro lindo, comovente em que ela se revela por inteiro. Abre seu lindo coração e nos revela a pessoa humilde, humana e sobretudo a mulher forte que é.

Em capítulos curtos, quase que instantâneos de sua vida tão cheia de atribulações e tragédias familiares e pessoais, Wanderléa nos encanta com sua força, renúncia, espiritualidade e fé. Seu alto astral e sua doce voz parecem sair das páginas diretamente para os nossos ouvidos e a sensação que tive ao terminar o livro foi de alegria por ter alguém tão especial no meio artístico. Uma mulher íntegra, que sempre lutou pelo que quis e pelo que acredita, mas que renunciou muito em detrimento aos que amou(ama).  Uma figura humana incrível e uma artista sempre em busca do melhor, do que lhe agrada, mas sobretudo pensando sempre nos outros, mais que em si mesma. 

Recomendo demais a leitura e também parabenizo o jornalista Renato Vieira que trabalhou junto com Wanderléa nessa obra. Livro lindo e imperdível para quem curte a MPB.


Wanderléa: Foi Assim - Autobiografia
Editora Record - 1a edição 2017 - 390 págs
Pesquisa e Edição de Renato Vieira
ISBN 978-85-01-11204-0

Nenhum comentário: