quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Luiz Gonzaga e Miguel Pereira


Minha singela homenagem a Luiz Gonzaga, em seu centenário, é falar da ligação dele com a cidade serrana fluminense de Miguel Pereira, região onde moro.

Localizada a exatas duas horas do centro do Rio de Janeiro e a 611 metros de altitude, Miguel Pereira é uma cidade bem pitoresca e ainda com jeito de interior.  O clima é muito agradável e se comenta que é um dos melhores do mundo. Francisco Alves, o cantor famoso,  se curou de problemas respiratórios na região e na sua época elegeu a cidade como um dos seus locais preferidos e existe aqui o Museu Francisco Alves.

 Nos anos 50/60, Luiz Gonzaga morou em Miguel Pereira, e Gonzaguinha frequentou o colégio estadual no centro da cidade.  A primeira residência de Luiz Gonzaga por aqui foi na Rua Francisco Alves, centro da cidade, onde hoje funciona o Clube Estrela.

Quase em frente, do outro lado da mesma rua, ele tinha um bar, onde hoje funciona uma loja de colchões:
 
Em seguida, quando já tinha mais sucesso em sua carreira, Gonzaga comprou uma propriedade bem maior e não mais no centro da cidade.  Fazenda Asa Branca foi o nome dado ao local.  Não sei se Daniel Gonzaga, seu neto, ainda mantém a fazenda atualmente, mas até pouco tempo  ainda era da família.

Parece que Gonzaga mencionou a cidade de Miguel Pereira em algumas de suas músicas, mas eu não conheço.  Se alguém souber, por favor me fale.
 
Caricatura de Ique

Nenhum comentário: