segunda-feira, 7 de maio de 2012

Jerry Espíndola - CD Vértice

Alzira e Tetê Espíndola já são presenças constantes em meu cd-player, mas confesso que mais um dos irmãos Espíndola, o Jerry, eu não conhecia. Ele me chamou a atenção quando eu assistia ao especial de Márcio De Camillo, outro grande artista de Mato Grosso, exibido certa vez pelo Canal Brasil, em seu programa Faixa Musical. Jerry é um dos convidados de Márcio no DVD ao vivo, e essa participação dele me fez procurar seus trabalhos. Descobri que Jerry Espíndola já tem um trabalho gravado desde o final dos anos 80, primeiro com o grupo Incontroláveis, junto com Ciro Pinheiro, Vagner Facuri, Paulo Bira e Beto Maschi. Nessa época ele fazia um rock leve, descompromissado, mas com participações bem especiais como Arrigo Barnabé. Em seguida ele gravou com o grupo Croa, seguindo, logo depois em carreira solo. Pop Pantanal foi lançado em 2001, e o CD  Vértice é de 2006. Nesse disco, Jerry tem muitas composições suas com parceiros como a irmã, Alzira, Rodrigo Teixeira e o músico Adriano Magoo, que toca atualmente com Zeca Baleiro e participa em duas faixas do cd com sua sanfona.

Vértice é um excelente disco e tem tudo para “acontecer”. O único e velho problema é a divulgação. É uma pena se saber que um talento como Jerry Espíndola ainda é desconhecido da maioria e que suas músicas não vão chegar ao rádio. É duro constatar que em nosso país, é preciso ser tema de algum personagem de novela para se chegar ao grande público. Mas não adianta lamentar isso, o importante é se divulgar, do modo “formiguinha” os trabalhos bons que a gente vai conhecendo.
Vértice é um deles. Vale a pena ressaltar também o belo exemplo do Canal Brasil, que tem colocado em seus programas musicais artistas do talento de Nei Lisboa, também pouco conhecido, mas com um trabalho consistente e de muita qualidade.

De volta ao Vértice, vale a pena conhecer o disco e se inteirar mais do trabalho de Jerry , mais um membro da talentosa e felizmente grande, família Espíndola.


JERRY ESPÍNDOLA - CD VÉRTICE - 2006

1-Mundo louco
2-Assim é o coração
3-Inevitável sim
4-Deixa
5-Coração cinza
6-Balanço
7-Tempo seco
8-Control C
9-Zap
10-A dor do nada
11-Coisa rara
12-Nouvelle vague
13-Hard

2 comentários:

Rafael disse...

Kláudia, poderia me informar os nomes dos compositores de todas as faixas desse disco? Te agradeço.

Klaudia Alvarez disse...

Rafael,
Infelizmente não tenho essa informação. Baixei o disco de um blog que existia na época e não veio com esses dados.