sábado, 17 de setembro de 2011

Lúdica Música




É impressionante a quantidade de excelentes artistas que o Brasil possui. Pena que exatamente pelo tamanho de nosso país muita gente boa demora muito a ser conhecida e outros acabam desistindo da carreira.

Eu possuía um LP de um trio mineiro chamado “Lúdica Música” composto por Isabella Ladeira, Rosana Brito e Joãozinho da Percussão que sempre gostei muito. As músicas autorais são ótimas, assim como as releituras de clássicos. Como nunca mais tinha ouvido falar do grupo , achei que eles nem mais existiam, mas para minha surpresa o Canal Brasil exibiu certa vez um DVD do grupo, gravado em Minas Gerais e ali soube que eles não só mantém sua carreira como fazem sucesso no exterior. Joãozinho da Percussão não está mais na formação do Lúdica Música, mas as duas moças, Isabella e Rosana estão lá.

Uma participação deles mais recente ainda foi no Programa da Rede Globo - Som Brasil - em homenagem à Ivan Lins.

Tenho uma amiga que sempre me pergunta como eu descubro esses artistas que não estão na mídia e a resposta é simples. Hoje, com a internet, não é muito difícil você conhecer novos talentos já que existem muitos sites que disponibilizam as músicas, pelo menos uma parte delas, e o resto é pesquisa.
Nos tempos pré-internet eu tinha um hábito: sempre que visitava uma cidade eu ia até uma loja de discos e perguntava sobre discos dos artistas locais. Foi assim que quando visitei Belo Horizonte pela primeira vez descobri Paulinho Pedra Azul. Em Porto Alegre conheci o trabalho de Nei Lisboa, Nelson Coelho e Castro , Bebeto Alves e Raul Ellwanger . Já em Juiz de Fora descobri Luisinho Lopes, Tânia Bicalho e o próprio Lúdica Música.

Quando chego em algum lugar e vejo discos de artistas que nunca ouvi falar, uma técnica que uso e que normalmente nunca falha, é escolher pela capa, a criatividade na arte gráfica do disco ou ainda pelo nome das canções. Se tem encarte, dou uma olhada nas letras e levo aquele com que mais me identifiquei. Pouquíssimas vezes me dei mal ao fazer isso.

Uma outra coisa é que a música boa tem perfume. Basta apurar os sentidos e procurar pois existe muito ouro ainda escondido por aí. Boa garimpagem!





LP LÚDICA MÚSICA – SELO BEMOL – 1993
Capa: MCK Designer Brasil – Arte: Kao

1- Samba na cidade (Carlinhos Vergueiro/Vinícius Cantuária)
2- Narciso (Rosana Brito)
3- Começaria tudo outra vez no. 2 (Rosana Brito)
4- O quereres (Caetano Veloso)
5- Tanta saudade (Chico Buarque/Djavan)
6- Brejo da cruz (Chico Buarque)
7- A dança das palavras (Luizinho Lopes)
8- Por ser a natureza (Rosana Brito)
9- Vale quanto pesa (Luiz Melodia)
10- Linha de passe (João Bosco/Aldir Blanc/Paulo Emílio)

2 comentários:

Paulo Horta disse...

É possível disponibilizar o link desse disco? Grato.

Erica disse...

O Lúdica Música tem mais quatro trabalhos maravilhosos!!

- CD "Presente"
- CD "Então Eu Canto... E nem me lembro mais pra onde as coisas vão"
- CD "Mundo-Ludo"
- DVD/CD "Diversões Lúdicas ao Vivo... E a Cores"

Para maiores informações, acessem www.ludicamusica.com.

Abraços fraternos!!

Érica Macedo