terça-feira, 16 de novembro de 2010

Feira da Música do Sul em Porto Alegre, RS



Porto Alegre recebe em novembro a segunda edição da maior feira do setor realizada no sul do país

De 17 a 20 de novembro a diversidade cultural se fará presente na cidade. A Feira da Música do Sul 2010 traz uma infinidade de atrações concentrando em Porto Alegre, durante quatro dias, pensadores e articuladores da cena da música. Um espaço para múltiplas atividades como painéis, shows, oficinas, rodadas criativas, encontros e mostras de serviços. O evento acontece na Casa de Cultura Mario Quintana e no Centro de eventos Casa do Gaúcho.

Com o objetivo de incentivar o grande potencial econômico do cenário musical gaúcho, a Feira da Música do Sul propõe um espaço de discussão e negócios do setor musical. A idéia é promover a abertura e a ampliação do mercado e acelerar o desenvolvimento de atividades de qualificação profissional para músicos, produtores e demais agentes do cenário musical. Reunir para agregar, qualificar para empreender. Estes são os focos da Feira da Música do Sul 2010, elaborados a partir de crenças e experiências de grandes feiras internacionais como o Midem, a Womex, o SXSW e a Popkomm - e nacionais como a Feira da Música de Fortaleza, o Mercado Cultural, a Feira da Música Brasil, o Porto Musical e a Brazil Central Music.

E música de referência é o que não falta para este grande evento que promete apresentações de diferentes gêneros. Guapos, Loucos e Letrados são três grupos musicais formados por artistas gaúchos que representam o estilo que dá nome às bandas. Guapos são compostos pelos tradicionalistas, Loucos são os roqueiros e os Letrados são os músicos com uma veia poética. Outras grandes atrações como Leopoldina e Banda e Mestre Jonas fazem parte desta intensa programação.

Programação Feira da música do Sul 2010

17/11 – Quarta-feira

Shows – Casa do Gaúcho

19h às 22h – Mostra de produtos e serviços

20h30 – Abertura Oficial

21h – Leopoldina e Banda

22h – Mestre Jonas

Noites Fora do Eixo

– Wannabe Jalva e Projecto Gomez

Horário: 22h

Local: Dr. Jekyll (Travessa do Carmo, 73 - Cidade Baixa)

Circuito Trocando Ideia de Rap

- Ogi (SP) e Dj Charquipunk (Chile)

Horário: 22h

Local: Garagem Hermética (Rua Barros Cassal, 386)

8/11 – Quinta-feiraPainéis

– Casa de Cultura Mário Quintana

10h – Observatórios Culturais e Políticas Públicas para a Música

13h30 – Atuação do Sebrae na Cultura Brasileira

14h – Encontro com Tatiana Ivanovici (Jornalista e Produtora Cultural) - SP e Bruno Torres (Distribuidora Favela Music) – RJ

14h – Rodadas Criativas

15h – Oficina Comunicação na música: criando um release

16h – O Direito Autoral e a Reforma da Lei

18h - Encontro com Maurício Bussab - SP - Distribuidora Tratore

19h – Sessão de videoclipes

Shows - Casa do Gaúcho

16h – Mostra de produtos e serviços

22h – GuaposNoites Fora do Eixo – Canastra Suja e Véspera

Horário: 22h

Local: Eclipse Bar (Rua Joaquim Nabuco, 272 - Cidade Baixa)

Circuito Trocando Ideia de Rap - DJ MZK, Tonho Crocco e atração surpresa

Horário: 22h

Local: Garagem Hermética (Rua Barros Cassal, 386)

19/11 – Sexta-feira Painéis -

Casa de Cultura Mário Quintana

10h - Circulação na América Latina

13h30 – Cooperativismo

14h – Rodadas Criativas

14h – Oficina Além da música: o que é uma equipe de produção

16h – Imagem & Comprador

17h – Encontro com Andre Maleronka (Editor da Revista Vice) - SP

19h – Sessão de videoclipes

Shows - Casa do Gaúcho

16h – Mostra de produtos e serviços

23h – Loucos Noites Fora do Eixo Tonho Crocco

Horário: 22h

Local: Long Play (Sarmento Leite, 880 – Cidade Baixa)

Bandinha Di Da Dó
Horário: 22h Local: Verde Club (Avenida Goethe, 200 - Moinhos de Vento)

Circuito Trocando Ideia de Rap - Lurdez da Luz (SP) e D.R.O e Solo Damant (RS)
Horário: 23h30
Local: Garagem Hermética (Rua Barros Cassal, 386

20/11 – Sábado Painéis - Casa de Cultura Mário Quintana

13h30 – Educação Musical

14h – Encontro de Coletivos e Produtores Independentes do Sul

14h – Rodadas Criativas1

5h30 – Feiras de música no Brasil

17h30 - Plenária do Fórum Permanente de Música do RS
Shows - Casa do Gaúcho

16h – Mostra de produtos e serviços

23h – Letrados Noites Fora do Eixo Telecines e Auditiva

Horário: 22hs

Local: Dr. Jekyll (Travessa do Carmo, 73 - Cidade Baixa)

Bebop e Subtropicais

Horário: 22h

Local: Live Sport Pub (Rua Doutor Barcelos, 435 - Assunção

Sobre os parceiros:

Circuito Fora do Eixo

Rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR) que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de "Circuito Fora do Eixo". Hoje o Circuito Fora do Eixo está em 25, das 27 unidades federativas do Brasil. O sul, o centro-oeste, o sudeste e o norte são regiões totalmente associados, já que contam com todos os estados inclusos.

O Macondo Coletivo, referência da Regional Sul do Fora do Eixo, é o responsável pela administração da parceira com a Feira da Música do Sul.

Instituto Trocando Ideia

O Instituto Trocando Ideia de Tecnologia Social Integrada existe formalmente há 6 anos. O grupo de ativistas e produtores culturais que constitui o Instituto realizou entre 1999 e 2006 o Encontro Trocando Ideia anualmente em Porto Alegre, além de duas edições nacionais em São Luis do Maranhão e Recife. Trocando inclusão social por transformação social - e sabedores que este processo se constrói somente com o fomento e a prática da cidadania - , este grupo foi se dividindo e aglutinando em diferentes áreas de atuação, sempre tendo a arte de rua e do Hip Hop (música, dança, artes plásticas, conhecimento ) como sua base de atuação. O Instituto promove diferentes formas de saberes e integrações e fortalece encontros de diversos atores sociais da cultura e movimento Hip Hop de todas as juventudes.

Plataforma Brasil

Dizer que a atividade musical é grande geradora de riquezas, emprego e desenvolvimento já é lugar comum nas conversas em torno da economia da cultura. Para dar um passo além da retórica, as produtoras das feiras de música do Brasil e a Funarte - Fundação Nacional das Artes – criaram a Plataforma Brasil, uma rede organizada para fomentar o mercado nacional e dialogar com iniciativas irmãs em âmbito internacional. Com um calendário organizado cronológica e geograficamente, o circuito é formado pelo Porto Musical (Recife/PE), Feira da Música do Sul (realizada no RS, SC e PR alternadamente), Feira da Música de Fortaleza (Fortaleza/CE), Brasil Central Music (Goiânia/GO), Mercado Cultural (Salvador/BA), e tem seu fechamento na Feira Música Brasil, promovida pelo Ministério da Cultura e Funarte e realizada a cada ano em uma cidade diferente. A idéia consolida a presença brasileira no circuito mundial de feiras musicais para conferir visibilidade e atrair investidores estrangeiros para o mercado musical brasileiro da atualidade.

Participantes: Kaká Mamoni (Feira Música Brasil), Melina Hickson (Porto Musical), Ivan Ferraro (Feira da Música de Fortaleza), Ruy César (Mercado Cultural), Benjamin Taubkin (Mercado Cultural), Tião Donato (Brasil Central Music).Plenária do Fórum Permanente de Música do RS

Dentro das atividades do FPMRS, que é um dos protagonistas da Feira da Música do Sul, será realizada a plenária anual da entidade para avaliação das ações do ano de 2010 e propostas de linhas de ação para 2011. Criado para ser uma instância de diálogo e reflexão o FPMRS desenvolve importante papel na elaboração e acompanhamento das políticas públicas para a cultura do estado, bem como suas implantações.Rodadas CriativasEncontrar pessoas, facilitar enlaces e fomentar novos modelos de negócios. Estas são as propostas das rodadas criativas da Feira da Música do Sul Edição 2010, que aposta na crença de que pessoas livres para criar podem repensar os velhos modelos e propor novidades para seus negócios, bem como criar alternativas às formas desgastadas. As rodadas acontecerão em um centro de convivência onde as pessoas poderão, cada uma a sua maneira, elaborar e realizar opções criativas de modelos de negócios. Para participar os interessados devem preencher o formulário online em www.feiradamusicadosul.com.br/rodadascriativas e aguardar sua inclusão na Agenda Criativa da feira. Após, os participantes poderão se logar no sistema e navegar pelos perfis dos demais, conhecendo seus afazeres e articulando encontros ou - se preferirem - simplesmente comparecer ao espaço de convivência e lá decidirem com quem querem dialogar.

Nenhum comentário: