terça-feira, 8 de junho de 2010

Zeca Baleiro e Paulinho Moska

Zeca Baleiro e Paulinho Moska no Programa "Zoombido" - Canal Brasil - 5a feiras - 21:30 hs
Eles são da mesma geração, tem praticamente a mesma idade e com certeza tiveram as mesmas influências musicais, mas as semelhanças não param por aí. Dois excelentes cantores e compositores da MPB, Zeca Baleiro e Moska tem trabalhos que extrapolam suas próprias carreiras individuais e que os tornam dois artistas preocupados em preservar e manter a memória de nossa música.

Extremamente inteligentes e antenados com o mundo, Baleiro e Moska tem uma dedicação especial com a nossa música. O maranhense faz, através de seu projeto “Baile do Baleiro”, a ponte entre os artistas que ele admira (e que em sua maioria estão fora da mídia) e o seu grande público, geralmente bem jovem, fazendo com que nomes importantes sejam conhecidos pelas novas gerações. Com seu selo “Saravá Discos”, Zeca também lança projetos importantes como o CD com canções até então inéditas de Sérgio Sampaio, lança nomes como Antonio Vieira e ainda relança importantes trabalhos que antes só podiam ser encontrados em vinil, como o belo e instigante LP de Tiago Araripe, Cabelos de Sansão.

Já Moska , com o seu programa “Zoombido” do Canal Brasil, vem construindo há 4 anos um maravilhoso acervo histórico com o depoimento de mais de cem compositores brasileiros de todos os gêneros, criando um painel rico e diverso da canção popular brasileira. Moska também apresenta alguns nomes interessantes da música argentina, chilena, etc. O mais interessante é que a gravadora “Biscoito Fino” comprou a idéia e está lançando o programa em DVDs.

Outra semelhança entre os dois expressivos artistas é sua preocupação em gravar e tocar nos shows músicas de outros compositores, de diferentes épocas, fazendo com que os seus fãs e seguidores sejam sempre surpreendidos e presenteados com um repertório variado e extremamente interessante, ao contrário de alguns artistas que mantém sempre em seus shows as mesmas músicas e que você já sabe até dizer qual a seqüência em que elas serão apresentadas.

Os dois compositores também fazem com que se perca aquela idéia de se “envergonhar” de gostar de canções bem populares, as chamadas “músicas bregas” que fazem parte do imaginário de todos nós, mas que antes eram restritas à uma determinada faixa de público. Hoje todos cantam à vontade músicas de Peninha, Odair José ou Benito de Paula sem qualquer constrangimento.

Muitos cantores e compositores excelentes surgem na MPB, mas da nova geração, Zeca Baleiro e Paulinho Moska tem um diferencial. Eles vão além e prestam um serviço incomparável à memória nacional sem no entanto se descuidarem de suas próprias carreiras que continuam a cada dia mais criativas e sempre com muita qualidade.


Um comentário:

Juliana Britto disse...

Parabens pela reportagem, e eu já fui a diverosos shows do Zeca, até mesmo aos famosos "Bailes"e com Zeca conheci muita gente boa que não está "em alta" plea mídia! Ainda não tive o prazer de assistir a um show do Moska mas conheço os trabalhos dele e com ambos, aprendi muitosobre novos e até mesmo talentos originais!
Eu acho que não existem canções bregas e sim diversas formas de se interpretar uma música....
Em relação a musica brega, vale lembra que são as "prediletas" selecionadas em uma roda de videokê e também fazem o maior sucesso...
Linda a reportagem sobre Zeca e Moska, 2 músicos, compositores e até mesmo interpretes da Boa Música Popular Brasileira. Obrigada Klaudia!