sexta-feira, 5 de março de 2010

Show de Toninho Borbo em Campina Grande-PB




Show no Bronx Pub com convidados
O Bronx Pub vai apresentar o show- Experimental Samba Groove - do músico paraibano Toninho Borbo. Dessa vez, na próxima sexta-feira, dia 5, a partir das 23h30, o som terá a participação do compositor e poeta Tone Ely, do eletrônico Etnia Sound System e do rap style da Abanka. O evento é uma produção independente e conta com a participação de todos os amigos, interessados em música e público dos artistas.

O Experimental Samba Groove começou com uma ideia de unir a música de Toninho Borbo com uma roupagem eletrônica do sound system fzHo . Atento às sonoridades também na poesia, o artista fez uma parceria com a dramaturga e escritora Lourdes Ramalho . Agora para completar o moinho de experimentos sonoros nas novas letras do músico, ele acoplou ao novo trabalho a sofisticação do baixista Orlando Freitas e do baterista Edmar Travassos.

Brincar com os formatos artísticos de um show no palco não é uma novidade para o músico paraibano, que formulou o novo som com o cuidado poético engajado já conhecido dos seus três CDs. Isso tudo somado ao ragga, samba, rock, e ritmos regionais como o coco e a embolada que formam uma só pegada sambagrooviana.

O som é um mix da pegada do violão brasileiro com colagens e bits eletrônicos. Dançante, como a matriz sonora nacional, o trabalho ainda aponta dados sensíveis da sociedade, característica recorrente nos textos críticos e poéticos do músico. O contorno é a música eletrônica do fHz0, o arquiteto que desenha os samples e texturas. Essa união causa uma atmosfera densa de impressões sonoras, com participações literárias, a exemplo da poesia de Castro Alves (Navio Negreiro).

Na vontade de misturar música pop e regional, Toninho Borbo fundiu o Experimental Samba Groove. Desta forma, ele coloca pra se ouvir aspectos místicos e fantásticos da cultura popular ao mesmo tempo em que fala sobre a realidade concreta e instrumental de uma sociedade alicerçada na conversão veloz dos seus significados simbólicos.

Assim foi o surgimento da música A Feira, feita em cima da poesia de Lourdes Ramalho com o coco-eletro-bit dos músicos. A arte, no contexto geral, é o que se coloca no vértice agudo da manifestação mais que atual desse novo show, que em breve será o quarto CD do músico. Nele, Toninho mostra maturidade profissional antenada com o mercado global.

Nenhum comentário: