terça-feira, 23 de outubro de 2007

Chega de Mágoa - O projeto

O então Presidente da Caixa Econômica Federal, Marcos Freire, em reunião com os artistas para definir o projeto "Chega de Mágoa" - OBS: Não tenho o crédito da foto.
Trechos do livro “O Gogó de Aquiles” de Aquiles Rique Reis, Ed. Girafa, SP, 1ª ed. 2004
Págs. 93 a 97 :

"E não é que ele topou , o Chico ! (II)

Final do ano de 1985. Mesmo sem conseguir por em prática algumas idéias e projetos que havia concebido, não quis me candidatar à reeleição para presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Município do Rio de Janeiro para um mandato de mais três anos. Nas eleições, em 1986, foi vencedora a chapa que apoiei e ajudei a compor. Procurei-a , então, e sugeri uma das minhas idéias que naquele momento achava mais do que oportuna, considerava-a inadiável. Eu lia nos jornais sobre as chuvas no Nordeste, sobre os desabrigados, aos que perderam toda a lavoura, suas casas, seus sonhos e esperanças. A sugestão, uma idéia antiga minha, era usar as agências de um grande banco, espalhadas por todo o Brasil, como ponto de vendas de discos. Nesse caso, não um disco qualquer, mas um disco muito especial.
“Se os caras lá fora compuseram e gravaram “We are the world”, porque não nós aqui ?”
“Legal !”, disseram os músicos da nova diretoria, “mas quem vai amarrar o guizono rabo do gato ?” “É ...Quem toca o projeto?”, questionaram em uníssono. “Vou ligar pro Chico Buarque”, falei. Como diz Paulinho da Viola, fez-se “uma pausa de mil compassos”. “Será que ele vai querer ajudar?”, indagaram. “Vou ligar e tentar”, sentenciei.
E não é que ele topou, o Chico !
Uma semana depois, casa do Chico: “É do gabinete do Presidente da Caixa Econômica Federal ? Por favor, eu poderia falar com o Marcos? É, Marcos Freire, o Presidente da Caixa...Diga que é o Chico Buarque”. Fumando sem parar e andando de um lado para o outro enquanto falava ao telefone, Chico me olha...às vezes. “Marcos, tudo bem ? Olha, tem uma idéia aqui que me parece um ovo de Colombo... Então tá, depois de amanhã você vem ao Rio e a gente se encontra aqui em casa. Vou ver se o Gil e o Caetano também vêm...”
“Gil, É o Chico...” “Caetano, É o Chico...” Fagner, É o Chico...” Foi assim, disparando telefonemas, que Chico Buarque montou o grupo que compôs “Chega de Mágoa”. Mais de 150 nomes da MPB gravaram-na, assim como, também, “Seca D’Água”, de Patativa do Assaré. A tiragem de quinhentas mil cópias numeradas do disco (até hoje, a indústria fonográfica afirma ser impossível numerá-las. Claro que não! Eles não tem interesse em expor números e vêm com desculpas, comprovamos, esfarrapadas) foi vendida nas agências da Caixa Econômica Federal, em todo o Brasil, em apenas duas semanas. Vale dizer que a venda se deu em dez dias úteis e apenas durante o expediente bancário." (NOTA DO BLOG: Creio que houve uma segunda tiragem, pois tenho dois compactos e um deles está numerado como 466.731 e o outro 509.924 !)

"Todo o dinheiro arrecadado foi aplicado no projeto Verde Teto, criado pelo já falecido Marcos Freire especialmente para esse fim. O Verde Teto previa a criação de agrovilas nas regiões mais afetadas pelas chuvas. Os desabrigados tinham que comprovar que ganhavam no máximo até dois salários mínimos para conseguirem um lote de terra, construírem sua casa e plantarem. A Caixa Econômica financiava e dava apoio através de técnicos e engenheiros da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O dinheiro arrecadado com a venda do disco serviu para construir as áreas comunitárias das agrovilas, áreas voltadas para atividades culturais e de ensino. Caramba! (...)Chega de mágoa, chega de tanto penar (...)”
Meses depois, representando o Sindicato dos Músicos, fui até Catende, zona da mata pernambucana, acompanhar o início das obras de construção do Centro Cultural Vinícius de Moraes, o primeiro a ser construído com o dinheiro resultante da venda do disco. Voltei encantado. Intuí, naquele momento, que poderíamos, sim, ser o mundo.
O Chico não foi até Catende, mas topou...E começou. Isso é generosidade.
E a vida seguiu, pois seguir é com ela mesma, a vida.”

Nota do Blog: Aquiles é músico e integrante do MPB-4
**********************************************************************************
Essa é a capa do compacto simples que foi vendido nas Agências da Caixa Econômica Federal
Já o disco promocional, que foi enviado para as rádios para a divulgação da música, saiu em formato de LP e a capa era a mesma da contra-capa do compacto, só que em amarelo.





CHEGA DE MÁGOA

(Criação coletiva)

Água
Dona da vida
Ouve essa prece tão comovida
Chega
Brinca na fonte
Desce do monte
Vem como amiga

Canto
O nosso canto
Joga no vento uma semente
Gente
Olha essa gente
Depois da chuva o sol da manhã

Te quero água pra beber
Um copo d’água
Marola branca da maré
Mulher amada
Te quero orvalho toda manhã

Terra
Olha essa terra
Raça valente, gente sofrida
Chama
Tem que ser feira
Tem que ter festa
Vamos pra vida

Te quero terra pra plantar
Te quero verde
Te quero casa pra morar
Te quero rede
Depois da chuva o sol da manhã

Chega de mágoa
Chega de tanto penar

Nenhum comentário: